As redes sociais possuem ferramentas extremistas.

As redes sociais possuem ferramentas extremistas.

Por Lúcio José Patrocínio Filho:.

Isso mesmo, as ferramentas de controle do que você quer ver são as responsáveis pelo extremismo crescente nas sociedades do mundo inteiro. Essas ferramentas são as que permitem o usuário bloquear pessoas, deixar de ver o que determinadas pessoas estão publicando, deixar de ver certos tipos de conteúdo, o que provoca que o usuário passe a ver apenas o que ele quer ver. 
Em um princípio pode parecer um recurso maravilhoso, a verdadeira expressão da liberdade de decidir o que quer ver, mas no fundo provoca um efeito terrível, provoca polarização, onde os direitistas só visualizam informações de direita e os esquerdistas somente visualizam informações de esquerda. 
A cada dia essa polarização vai alcançando níveis mais extremos, o usuário acaba por perder seu equilíbrio filosófico, convertendo-se em um extremista em relação a um tema determinado ou a vários temas, como política, sociedade, ideologias, crenças etc.. 
Esse é um jogo muito perigoso, que já resultou em grandes guerras no passado, e todos sabemos os resultados fatídicos das polarizações, como no fascismo, nazismo, comunismo e todos os "ismos" que tanto feriram e ferem a humanidade. 
O caminho ideal já foi postulado há milênios pelos sábios gregos, o caminho ideal é o do equilíbrio. 
¿Mas por que o equilíbrio é o caminho ideal? 
Estar equilibrado é a demonstração de que você nunca cairá em extremos, é a prova de que sua razão nunca lhe permitirá cair em desgraça; sua mente é livre, mas ao mesmo tempo armada de ferramentas que lhe possibilitam ponderar, ser prudente em suas tomadas de decisões para que suas ações possam ser justas; é não se deixar levar por qualquer coisa. É como um veleiro, que se permite levar pelo vento, mas que não se permite emborcar a tal ponto de afundar suas velas nas ondas. O marinheiro controla a embarcação, buscando um ponto de equilíbrio entre a força do vento e o atrito com o mar. 
Civilizações avançadas sabem disso, e criam ferramentas para garantir esse equilíbrio, reduzindo as possibilidades de cair em desgraça. Uma dessas ferramentas é a alternância de poder, que por meio da democracia e do sufrágio universal, alternam entre polos, ora de esquerda, ora de direita, como nos países ocidentais, alguns com recursos mediadores como um monarca, a exemplo da Espanha e Inglaterra. 
Dito isso, torna-se fácil perceber quando algo não está indo bem, pois basta que essa alternância não ocorra por determinado tempo, por exemplo no Brasil, que ficou 20 anos sob intervenção militar e 18 anos governado por um partido socialista, ou como na Espanha de Franco, enfim, exemplos há por toda a face da Terra, basta perceber quando um governo demora demais pendendo para um lado; e é essa capacidade de percepção o que define quão avançada é uma sociedade. 
Então, ¿quão avançada é a sociedade do seu país?
Triângulo

Donation please to: paypal.me/luciopatrocinio

© Lúcio José Patrocínio Filho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Menorah and Its Divine Harmony

El Misterio Esotérico del Gato: Puertas entre Mundos, de Egipto a la Cábala.

O Triunfo do Capital e a Decadência do Socialismo: Uma Reflexão Histórica e Filosófica